Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

domingo, 29 de dezembro de 2013

Apresentação de trabalhos no ano de 2013


No ano de 2013, a bolsista Cristéwany teve um trabalho aceito para apresentação no XI Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação matemática: retrospectivas e perspectivas, realizado entre os dias 18 e 21 de julho na cidade de Curitiba, Paraná.

O trabalho apresentado relatava sobre a importância das demonstrações, principalmente as do Teorema de Pitágoras, para a formação de novos professores. A seguir o resumo do trabalho submetido, e também o link para acesso nos anais do evento.

Resumo: Com crescentes e constantes mudanças que estão ocorrendo na educação, é necessário que a for­mação de novos professores se adapte e acompanhe estas mudanças. Diversos conteúdos hoje são aborda­dos de forma superficial, tanto na escola quanto na universidade, e o ajuste desse foco pode garantir que, tanto a formação de professores quanto dos próprios alunos, tenha mais quali­dade. Um desses conteúdos que não inspiram muita abordagem, principalmente em se falando de sua demonstração, é o Teorema de Pitágoras, mas que se for dada a de­vida atenção, pode ser de grande utilidade, já que oferece uma variedade de opções de sua utilização, sem falar de seu âmbito histórico. Este trabalho faz parte das atividades desen­volvidas no Projeto PI­BID Matemática da UTFPR – Câmpus Pato Branco no eixo Profissional na ação Pesquisa Pedagógica orientado por um professor da área de matemática.


http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1920_1250_ID.pdf