Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

PIBID 2010


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) está presente nesta escola desde maio de 2010. Iniciaram no projeto na escola os seguintes bolsistas: Geovani Raulino, Jucimara Rufato Corá, Joel Tiago de Medeiros Tavares, Kelly Andressa OgrodowskiJuliane Maria Junges e Douglas Fernando Copatti. Sendo supervisora a professora Nilza Brancalione.
Ao decorrer do ano houve várias trocas de bolsistas, passaram pelo programa Aldeides da Fonseca Zocche que sustituiu Juliane Maria Junges, e que depois foi substituída por Deidson Vitório Kurpel, também Evandro Riva que substituiu Douglas Fernando Copatti, e que depois foi substituído por Gesiel C. Castro Souza, e Renan Luiz Bolson que substituiu Kelly Andressa Ogrodowski.
Os seis bolsistas que terminaram o ano foram: Geovani Raulino, Jucimara Rufato Corá, Joel Tiago de Medeiros Tavares, Renan Luiz Bolson, Deidson Vitório Kurpel e Gesiel C. Castro Souza.




Professora Nilza Brancalione

No projeto iniciou-se trabalhando com aulas de reforço, e aulas preparatórias para a Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP), com turmas do ensino fundamental e ensino médio, além disso, observamos aulas, onde podíamos acompanhar os professores de matemática em sala de aula. Nessas aulas auxiliávamos os alunos na realização de tarefas passadas pelo professor atuante.

Acompanhamento

Nas aulas de acompanhamento nós auxiliamos os professores no controle da classe, ajudando os alunos, na carteira, durante as atividades propostas por eles, nesse aspecto não houve dificuldades. As professoras que acompanhamos em todas as aulas elas demonstraram ter o domínio sobre a classe, ter o domínio nas exposições dos conteúdos trabalhados, foram bem atenciosas quanto à realização das atividades propostas por elas aos alunos, os ajudando quando necessário.
O principal objetivo do acompanhamento de aulas é analisar a rotina de um professor em sua atuação docente, detectando as boas e más atitudes em sala de aula. A prática de observação para nós foi muito importante, pois, conseguimos ter uma noção de como é ser professor e como é seguir essa carreira, de como é estar dentro de uma sala de aula e o que vamos enfrentar quando assumirmos a regência de uma turma.

Treinamento Para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas)

São aulas que visão a preparação dos alunos para a realização da prova da OBMEP, eram seis horas-aulas durante três dias da semana, onde cada dupla trabalhava com uma turma diferente. Nas aulas do treinamento da Olimpíada iam alunos de das séries finais do ensino fundamental, ou seja, alunos do nível 1 e 2 que participavam das aulas.
Nessas aulas foram aplicados exercícios de raciocínio lógico, atividades do banco de questões de 2010 e questões das provas dos anos anteriores e além de dobraduras trabalhadas em algumas aulas. Houve participação dos alunos, aonde eles iam ao quadro apresentar suas soluções aos colegas. 






Reforço Escolar

Reforço Quanto às aulas de reforço também são  seis horas-aulas durante três dias da semana, onde cada dupla trabalhava com uma turma diferente. No reforço frequentavam alunos de 6ª e 7ª séries. São alunos que tem dificuldade em conteúdos básicos da matemática, esses conteúdos básicos foram aplicados nas aulas, como a tabuada, operações básicas, potências e outros. Nelas primeiramente eram apresentados os conteúdos aos alunos e depois são passados exercícios, onde nós os auxiliamos no que eles precisam.
Durante o período de desenvolvimento do projeto obtivemos muitos resultados positivos. Houve uma melhora quanto aos problemas de compreensão e interesse dos alunos ao decorrer do tempo e das atividades apresentadas, e também uma melhora significativa quanto aos conteúdos estudados em sala de aula, comprovados pelos professores regentes, também houve um crescimento de interesse no estudo da matemática que antes do projeto Pibid muitos alunos mostravam repudia agora encaram a matemática como algo necessário e prazeroso.


Informações:

Professora Supervisora: Nilza Brancalione

Bolsistas que atuaram em 2010 no Colégio:


Joel Tiago de Medeiros Tavares (atualmente bolsista em Francisco Beltrão)
Renan Luiz Bolson (ex-bolsista)
Gesiel C. Castro Souza (ex-bolsista
Juliane Maria Junges (ex-bolsista)
Evandro Riva (atualmente bolsista em Pato Branco)

Turmas:

Segunda-Feira:

09:30 - 11:00 : Reforço 8º ano - EF

13:30 - 15:00 : OBMEP 2
13:30 - 15:00 : OBMEP 1

15:15 - 16:45 : Reforço 7º ano - EF

Terça-Feira:

09:30 - 11:00 : OBMEP 2

13:30 - 15:15 : Reforço 8º ano - EF











Nenhum comentário:

Postar um comentário