Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

PIBID 2011

   No ano de 2011, os bolsistas PIBID participaram de vários eventos  onde apresentaram trabalhos elaborados e desenvolvidos durante o projeto.


Simpósio: Gênese do Pensamento Moderno em Matemática Galois 200 anos 

   Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, participamos do Simpósio: Gênese do Pensamento Moderno em Matemática Galois 200 anos, este, inserido no Programa de Verão 2011 no Departamento de Matemática da UFPR. Envolvendo as áreas do conhecimento matemático, lógica e filosofia da matemática, educação matemática e história da matemática. 

UFPR, Curitiba, 2011

   Pela parte da manhã, nos dois dias, ocorreu o minicurso “Álgebra e Teoria de Galois Diferenciais: uma introdução”, este ministrado pelo Prof. Dr. José Carlos Cifuentes da UFPR. Esse minicurso resume-se no seguinte: 

“O século XIX foi um século de grandes mudanças no pensamento matemático, e no pensamento científico em geral, sendo os desenvolvimentos de Galois (1811-1832) e outros matemáticos contemporâneos, onde os conceitos de ‘grupo’ e de ‘corpo’ começam a ser perfilados, o início dessas mudanças. Nessa direção podemos citar especialmente o Programa de Erlangen de Félix Klein que integra a teoria de grupos com a geometria, e os trabalhos de Poincaré que iniciam o desenvolvimento da topologia algébrica e dos estudos qualitativos de equações diferenciais. Menos conhecida, fora dos âmbitos especializados, é a teoria de Picard-Vessiot, desenvolvida em finais do século XIX, que integra a teoria de grupos com a teoria das EDO lineares com coeficientes num corpo de funções analisando sua integrabilidade através do grupo de Galois de uma extensão do corpo que contém as soluções da equação. Esse empreendimento é completamente análogo ao desenvolvido por Galois em relação ao problema da resolubilidade por radicais de equações algébricas com coeficientes num corpo numérico, e difere de uma outra abordagem a partir da teoria de Lie. Este mini-curso pretende mostrar a força dessa analogia apresentando um panorama da teoria de Picard-Vessiot onde os conceito de ‘corpo’ e ‘automorfismo’ são substituídos pelos de ‘corpo diferencial’ e ‘automorfismo diferencial’ numa versão moderna devida a Kolchin e outros.” 

    No dia 15 à tarde ocorreu duas palestras. A primeira de titulo “Gênese da Álgebra Abstrata e a contribuição de Galois”, ministrada pelo Prof. Dr. Cézar Polcino Milies da USP, ponderou sobre a Teoria das Equações, Tendência a Abstração, Teoria dos Números e as Curvas Algébricas tudo isso abordado dentro da Álgebra Abstrata; e a segunda de titulo “Correspondências de Galois na área de Matemática”, ministrada Prof. Dr. Antônio Paques da UFRGS. 
    No dia 16 à tarde ocorreu mais duas palestras. A primeira ministrada pelo Prof. Dr. Newton da Costa da UFSC, no qual falou sobre a Teoria de Galois generalizada e algumas de suas aplicações na área de lógica e filosofia matemática; e a segunda pelo Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio da UNIBAN e UNESP na área de educação matemática de titulo “De Galois a Bourbaki, passando por Félix Klein: Implicações Pedagógicas”. 



I Jornada de Integração do Programa Institucional de Iniciação a Docência na UTFPR campus Pato Branco 

      A “I Jornada de Integração do Programa Institucional de Iniciação a Docência na UTFPR campus Pato Branco”, este evento realizado no mês de junho de 2011 na Universidade que contou com a participação de todos os bolsistas PIBID das áreas de Matemática, Química e letras. Nesta jornada houve um debate sobre as experiências vividas pelos bolsistas durante o período em que o projeto se desenvolveu.
   Neste evento foram publicados pôsteres, sobre o projeto intitulado “Relatório do Diagnóstico Estatístico do Rendimento Acadêmico de Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, que foi idealizado a partir da realização de avaliações de conhecimento matemático aos alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato – EFMNP, tal projeto visava dar um tratamento estatístico às informações recolhidas durante a aplicação das provas aos alunos do colégio. Fomos orientados no projeto pela Professora Doutora Luz Delicia Castillo Villalobos, no qual organizamos as informações coletadas visando situar os alunos em três grandes grupos, para assim os direcionar as turmas do PIBID conforme suas necessidades: reforço ou treinamento para OBMEP.

Os Pôsteres apresentados estão disponíveis nos links a seguir:


Apresentação do pôster na I Jornada de Integração do Programa Institucional de Iniciação a Docência na UTFPR campus Pato Branco.

Bolsistas: Jucimara R. Corá, Joel T. M. Tavares (atualmente bolsista
 em Francisco Beltrão) e Renan L. Bolson (ex-bolsista).

Bolsistas: Geovani Raulino (dir.) e Deidson V. Kurpel (ex-bolsista). 

XVII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul - EREMATSUL 2011 

   De 07 a 10 de Setembro de 2011, ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, o XVII Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul - EREMATSUL. O encontro é organizado anualmente e voltado para professores e estudantes de graduação e pós-graduação. O evento contou com apresentações, minicursos e palestras sobre temas relevantes da área de Matemática e Educação Matemática, visando o enriquecimento acadêmico e profissional do público alvo. 


    Os principais propósitos deste evento são: 

   Favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos relativos à Matemática e à Educação Matemática; Proporcionar o diálogo entre estudantes, educadores e pesquisadores de diversas regiões do sul do país, que apresentam características próprias, valorizando, desta maneira, a sua diversidade.

   Encontros como este oportunizam a reflexão e a troca de informação, possibilitando aos profissionais da área uma visão da realidade vivida no sistema escolar atual. 


   Neste evento, os bolsistas apresentaram dois trabalhos: um relato de experiência das atividades realizadas durante o projeto; e um pôster e artigo sobre o uso de materiais concretos durantes as aulas no projeto.
   Esses trabalhos estão disponíveis nos seguintes links:





1º Fórum de Áreas do Pibid

   A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promovem no dia 1º de outubro o 1º Fórum de Áreas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento acontece no auditório da UFTPR e é fruto da parceria das universidades com as secretarias de educação do Estado do Paraná e do município de Curitiba.
   A programação do Fórum incluiu uma mesa de abertura com a presença dos reitores das duas universidades e dos titulares das duas secretarias de educação, além da diretora de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira de Castro Neves.
   De acordo com informações da UFTPR, o Fórum de Áreas foi pensado com o objetivo de propiciar às equipes técnicas das secretárias de educação a oportunidade de tornarem-se interlocutoras orgânicas do programa. Para o sucesso do Pibid é fundamental que as equipes se insiram, ao lado dos professores das escolas públicas participantes, como protagonistas das ações formativas nele desenvolvidas.


_____________________________________________________________

   Neste ano trabalhamos com turmas de reforço e aulas preparatórias para OBMEP, e ainda esse ano foram abertas turmas para treinamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas ocorrem nas segundas e terças-feiras e são frequentadas em contra-turno pelos alunos.
   Nesse ano não realizamos aulas de acompanhamento, pois a maioria dos bolsistas já tem essa experiência já que atuam desde o inicio do projeto, apenas os novos bolsistas que entraram em maio desse ano devem acompanhar. Julgamos importante para os alunos termos mais turmas abertas de reforço e treinamento, para que o projeto possa ter mais alunos participando.

Informações:

Professora Supervisora: Laura J. Tabatcheik Comin

Bolsistas que atuaram em 2011:

Geovani Raulino
Jucimara Rufato Corá
Eliane Hutt
Emanuella Galvan
Geisielle de Oliveira
Huélisson Breda Ceccon
(ex-bolsista)
Jéssica Boschi (ex-bolsista)
Joel Tiago de Medeiros Tavares (atualmente bolsista em Francisco Beltrão)
Renan Luiz Bolson (ex-bolsista)
Deidson Vitório Kurpel (ex-bolsista)
Gesiel C. Castro Souza (ex-bolsista)


Turmas:

Segunda-Feira:

Bolsista: Geovani Raulino

08:30 - 10:00 : Turma de reforço para 2º ano do ensino médio. 
10:15 - 11:45 : Turma treinamento para OBMEP nível 3.

13:30 - 15:00 : Turma de reforço para alunos dos 3º anos do ensino médio.
15:15 - 16:45 : Turma treinamento para ENEM.










Bolsistas: Jéssica Boschi (Eliane Hutt) e Deidson V. Kurpel (Huélisson Breda Ceccon


08:30 - 11:30 : Turma de reforço para alunos reclassificados. 


13:30 - 15:00 : Reforço Alunos de 9º ano - EF.
15:15 - 16:45 : Treinamento para OBMEP nível 2.















Bolsista: Renan Luiz Bolson (Emanuella Galvan)

08:30 - 11:30 : Turma de reforço para alunos do Técnico de Informática. 

13:30 - 15:00 : Reforço e treinamento para ENEM Alunos de Ensino Normal.
15:15 - 16:45 : Treinamento para OBMEP nível 1. 




Bolsistas: Jucimara R. Corá e Geisielle de Oliveira


08:30 -10:00 : Treinamento OBMEP nível 1. 
10:15 - 11:45 : Treinamento OBMEP nível 2. 


13:30 - 15:00 : Turma de reforço para 8º ano - EF. 

15:15 - 11:45 : Turma de reforço geral para ensino fundamental.










Nenhum comentário:

Postar um comentário