O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) está presente no Colégio Estadual Arnaldo Busato desde maio de 2010 e sua equipe na instituição é formada por seis bolsistas e uma Professora Supervisora.
Professora Supervisora: Laura Jane Tabatcheik Comin
Professora Supervisora: Laura Jane Tabatcheik Comin |
Professor Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano |
Horários 2012:
Terça-Feira:
Bolsistas: Emanuella Galvan e Geisielle de Oliveira
08:30 - 10:00 : Reforço 8º ano - EF
10:15 - 11:30 : Revisão Ens. Fundamental
13:30 - 15:00 : Reforço 8º ano - EF
15:15 - 16:45 : OBMEP 1 e 2
Bolsista: Jucimara Rufato Corá
13:30 - 15:00 : Reforço 2º ano - EM
15:15 - 16:45 : Revisão Ens. Fundamental
Quinta- Feira:
Bolsista: Jucimara Rufato Corá
08:30 - 10:00 : Reforço 3º ano - EM
10:15 - 11:30 : OBMEP 3 e ENEM
Bolsistas: Geovani Raulino e Cristéwany Regina Capitani
08:30 - 10:00 : OBMEP 2
10:15 - 11:30 : Reforço 1º ano - EM
Bolsista: Eliane Hutt
08:30 - 10:00 : OBMEP 1
10:15 - 11:30 : Reforço 7º ano - EF
Bolsistas: Geovani Raulino, Cristéwany Regina Capitani e Eliane Hutt
13:30 - 15:00 : Reforço 7º ano - EF (Eliane)
Reforço 1º ano - EM (Cristéwany)
Reforço 3º ano - EM (Geovani)
15:15 - 16:45 : OBMEP 3 e ENEM
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Ata da reunião de avaliação do PIBID - 2012
Aos seis dias
do mês de Dezembro do ano de dois mil e doze, tendo como local o Colégio
Estadual Arnaldo Busato, realizou-se a reunião de avaliação do PIBID (Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), na cidade de Coronel Vivida.
Estiveram presentes na reunião os bolsistas do programa, Cristéwany Regina Capitani , Eliane Hutt, Emanuella Galvan, Geisielle de Oliveira , Geovani Raulino, Jucimara Rufato Corá, e a Coordenadora Supervisora,
Laura Jane Tabatcheik Comin. Os quais discutiram os itens da pauta sobre os
assuntos referentes ao PIBID no colégio, que seguem descritos. Por impacto das aulas de reforço
aplicadas, em geral observou-se uma melhora significativa nas notas dos alunos,
e por consequência, estes apresentavam maior interesse nas aulas, tanto no
PIBID, como nas aulas regulares. Como ponto fraco observa-se por parte dos
alunos um certo imediatismo perante as notas, pois muitos acham que
participando algumas vezes já vão sanar as suas dificuldades. Em relação ao
treinamento para OBMEP, tem-se que esse
proporciona um grande incentivo aos alunos para o estudo da matemática de forma
não acadêmica, e sim para aumentar seus conhecimentos na área. Porém
observou-se que muitos dos alunos que frequentavam estas oficinas não
conseguiam acompanhar o nível das questões propostas para a sua série. E
falando das olimpíadas em si, apenas dois dos alunos que frequentavam a oficina
passaram para a segunda fase, mas os dois foram premiados, sendo que Danrlei O.
De Siqueira, aluno do 2º ano, foi premiado com medalha de bronze e Thiago
Bortolotto, 3º ano, ganhou menção honrosa. Quanto ao espaço físico
disponibilizado pela escola, obtemos duas salas de aula com dimensão para
atender por volta de 20 alunos em cada. Como proposta dos gestores está a
continuidade a oferta do espaço físico e na ajuda do custeio dos materiais para
a realização das oficinas. Como data prevista para realizar o planejamento do
PIBID segue as datas do calendário escolar 2013, ou seja, onde também será
realizado o planejamento escolar. Numa visão geral do grupo, houve uma união
dos bolsistas durante o ano, sempre procurando atender a demanda proposta na
escola, atendendo de forma diferencianda os alunos, mas como pontos fortes da
avaliação estão a parceria dos bolsistas e da supervisão com a direção e equipe
pedagógica da escola, sendo que o projeto é bem visto por todos e também a
organização do controle de frequência e notas, sugerido pela supervisora Laura
Comin, em que cada professor recebeu antes do final de cada bimestre o
acompanhamento das frequências e também do nível de participação de seus alunos
nas oficinas; neste relatório bimestral a supervisora sugeriu que fosse
colocado as notas bimestrais, para que os professores pudessem acompanhar o
progresso de seus alunos nas oficinas. Neste sentido, houve um reconhecimento
por parte da direção e dos professores da organização e praticidade dos
relatórios bimestrais. O blog construído serve como divulgação das atividades
realizadas nas oficinas e também de atividades recreativas que possam vir a
aumentar o conhecimento matemático de quem o visita. Nota-se que o ponto fraco
se deve a recente criação desse meio de comunicação e está na fase de início de
divulgação e por isso o apoio dos estudantes ao projeto não é abrangente. Não
havendo mais nada a tratar, eu Eliane Hutt, lavrei a presente ata que segue
assinada por mim e os demais membros da reunião:
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