Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

PIBID 2012

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) está presente no Colégio Estadual Arnaldo Busato desde maio de 2010 e sua equipe na instituição é formada por seis bolsistas e uma Professora Supervisora.

Professora Supervisora: Laura Jane Tabatcheik Comin

Bolsistas:



Eliane, Geisielle, Emanuella, Jucimara, Cristéwany e Geovani
Professora Supervisora: Laura Jane Tabatcheik Comin 
Professor Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano

Horários 2012:

Terça-Feira:

Bolsistas: Emanuella Galvan e Geisielle de Oliveira 

08:30 - 10:00 : Reforço 8º ano - EF
10:15 - 11:30 : Revisão Ens. Fundamental

13:30 - 15:00 : Reforço 8º ano - EF
15:15 - 16:45 : OBMEP 1 e 2

Bolsista: Jucimara Rufato Corá

13:30 - 15:00 : Reforço 2º ano - EM
15:15 - 16:45 : Revisão Ens.  Fundamental

Quinta- Feira:

Bolsista: Jucimara Rufato Corá

08:30 - 10:00 : Reforço 3º ano - EM
10:15 - 11:30 : OBMEP 3 e ENEM

Bolsistas: Geovani Raulino e Cristéwany Regina Capitani

08:30 - 10:00 : OBMEP 2
10:15 - 11:30 : Reforço 1º ano - EM

Bolsista: Eliane Hutt

08:30 - 10:00 : OBMEP 1
10:15 - 11:30 : Reforço 7º ano - EF

Bolsistas: Geovani Raulino, Cristéwany Regina Capitani e Eliane Hutt

13:30 - 15:00 : Reforço 7º ano - EF (Eliane)
                         Reforço 1º ano - EM (Cristéwany)
                         Reforço 3º ano - EM (Geovani)
15:15 - 16:45 : OBMEP 3 e ENEM

_______________________________________________________________


Ata da reunião de avaliação do PIBID - 2012


Aos seis dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e doze, tendo como local o Colégio Estadual Arnaldo Busato, realizou-se a reunião de avaliação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), na cidade de Coronel Vivida. Estiveram presentes na reunião os bolsistas do programa, Cristéwany Regina Capitani , Eliane Hutt, Emanuella Galvan, Geisielle de Oliveira , Geovani Raulino, Jucimara Rufato Corá, e a Coordenadora Supervisora, Laura Jane Tabatcheik Comin. Os quais discutiram os itens da pauta sobre os assuntos referentes ao PIBID no colégio, que seguem  descritos. Por impacto das aulas de reforço aplicadas, em geral observou-se uma melhora significativa nas notas dos alunos, e por consequência, estes apresentavam maior interesse nas aulas, tanto no PIBID, como nas aulas regulares. Como ponto fraco observa-se por parte dos alunos um certo imediatismo perante as notas, pois muitos acham que participando algumas vezes já vão sanar as suas dificuldades. Em relação ao treinamento  para OBMEP, tem-se que esse proporciona um grande incentivo aos alunos para o estudo da matemática de forma não acadêmica, e sim para aumentar seus conhecimentos na área. Porém observou-se que muitos dos alunos que frequentavam estas oficinas não conseguiam acompanhar o nível das questões propostas para a sua série. E falando das olimpíadas em si, apenas dois dos alunos que frequentavam a oficina passaram para a segunda fase, mas os dois foram premiados, sendo que Danrlei O. De Siqueira, aluno do 2º ano, foi premiado com medalha de bronze e Thiago Bortolotto, 3º ano, ganhou menção honrosa. Quanto ao espaço físico disponibilizado pela escola, obtemos duas salas de aula com dimensão para atender por volta de 20 alunos em cada. Como proposta dos gestores está a continuidade a oferta do espaço físico e na ajuda do custeio dos materiais para a realização das oficinas. Como data prevista para realizar o planejamento do PIBID segue as datas do calendário escolar 2013, ou seja, onde também será realizado o planejamento escolar. Numa visão geral do grupo, houve uma união dos bolsistas durante o ano, sempre procurando atender a demanda proposta na escola, atendendo de forma diferencianda os alunos, mas como pontos fortes da avaliação estão a parceria dos bolsistas e da supervisão com a direção e equipe pedagógica da escola, sendo que o projeto é bem visto por todos e também a organização do controle de frequência e notas, sugerido pela supervisora Laura Comin, em que cada professor recebeu antes do final de cada bimestre o acompanhamento das frequências e também do nível de participação de seus alunos nas oficinas; neste relatório bimestral a supervisora sugeriu que fosse colocado as notas bimestrais, para que os professores pudessem acompanhar o progresso de seus alunos nas oficinas. Neste sentido, houve um reconhecimento por parte da direção e dos professores da organização e praticidade dos relatórios bimestrais. O blog construído serve como divulgação das atividades realizadas nas oficinas e também de atividades recreativas que possam vir a aumentar o conhecimento matemático de quem o visita. Nota-se que o ponto fraco se deve a recente criação desse meio de comunicação e está na fase de início de divulgação e por isso o apoio dos estudantes ao projeto não é abrangente. Não havendo mais nada a tratar, eu Eliane Hutt, lavrei a presente ata que segue assinada por mim e os demais membros da reunião:









Nenhum comentário:

Postar um comentário