Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Avaliação do conhecimento matemático dos alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato

No início do ano letivo de 2011, iniciamos a aplicação de uma série de provas no colégio, com o objetivo de fazer um diagnóstico em relação ao aprendizado de matemática dos alunos em relação aos conteúdos das séries anteriores a série atual do aluno. Cada série realizou uma prova diferente, todas preparadas pelos bolsistas PIBID que no período trabalham no Colégio Estadual Arnaldo Busato – EFMNP.
Essas provas foram aplicadas durante as três últimas semanas do mês de fevereiro pelos próprios bolsistas. O tempo estipulado da realização das provas que os alunos teriam a fazer era de uma hora/aula e deveriam responder as questões apenas com o seu conhecimento sem usar calculadora ou algo que facilitasse os cálculos. Todos os alunos dos períodos matutino e vespertino realizaram as provas, que foram aplicadas em 41 turmas.
A realização das avaliações do conhecimento matemático dos alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato – EFMNP levou ao surgimento de um projeto de pesquisa; intitulado “Relatório do Diagnóstico Estatístico do Rendimento Acadêmico de Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, tal projeto visa dar um tratamento estatístico às informações recolhidas durante a aplicação das provas aos alunos do colégio. Fomos orientados no projeto pela Professora Doutora Luz Delicia Castillo Villalobos, no qual organizamos as informações coletadas visando situar os alunos em três grandes grupos, para assim os direcionar as turmas do PIBID conforme suas necessidades: reforço ou treinamento para OBMEP.
A publicação desse projeto foi através de pôster, apresentado na “I Jornada de Integração do Programa Institucional de Iniciação a Docência na UTFPR campus Pato Branco”, este evento realizado no mês de junho de 2011 na Universidade que contou com a participação de todos os bolsistas PIBID das áreas de Matemática, Química e letras. Nesta jornada houve um debate sobre as experiências vividas pelos bolsistas durante o período em que o projeto se desenvolveu.

Os Pôsteres apresentados estão disponíveis nos links a seguir:


Apresentação do pôster na I Jornada de Integração do Programa Institucional de Iniciação a Docência na UTFPR campus Pato Branco.

Bolsistas: Jucimara R. Corá, Joel T. M. Tavares (atualmente bolsista
 em Francisco Beltrão) e Renan L. Bolson (ex-bolsista).

Bolsistas: Geovani Raulino (dir.) e Deidson V. Kurpel (ex-bolsista). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário