Este Blog tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no projeto pibid de matemática no Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida - PR

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Torre de Hanói

   

   Conta à lenda que em um templo indiano, que contém uma grande sala com três pilares, onde Brahma colocou 64 discos de ouro em um desses pilares. Sacerdotes brâmanes foram movendo esses discos, de acordo com as regras do jogo. O enigma é, portanto, também conhecido como a Torre de Brahma. Segundo a lenda, quando o último movimento do jogo é concluído, o mundo vai acabar. 
   O jogo foi criado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, que a partir da lenda criou a Torre de Hanói, jogo que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, seguindo a regra de que um disco maior nunca fique em cima de outro menor.
   O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três. O jogo parece impossível para muitos novatos, mas pode ser resolvido com um simples algoritmo. O número de movimentos necessários para resolver uma torre de Hanoi é 2^n -1, onde n é o número de discos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário